O ESPAÇO DAS CRIANÇAS EM CASA

As crianças estão acostumadas a gastar energia correndo, em parques, playgrounds, escola, etc. Quem tem filhos, está vendo que o confinamento que o mundo está vivendo, pode ser muito mais cruel para as crianças do que para os adultos. Porém, a quarentena está sendo uma oportunidade para pais e filhos conviverem mais e se conhecerem melhor.

Existem muitas ideias legais e criativas, e nós da Bracê Arquitetura, vamos dar algumas sugestões de mudanças na sua casa, para que sempre seja possível ter condições de dar a atenção necessária para nossas crianças.

Primeiro de tudo, é muito importante que a criança sinta que existe espaço para ela em todos os ambientes da casa e, para isso, cada ambiente pode ter pequenas alterações que tornarão a rotina das crianças mais agradável e também estimularem o desenvolvimento.

Na sala, uma dica é na parte baixa de uma estante, ter um baú ou cesto (que quando está na estante, “combine” com a decoração da casa), que a criança alcance para brincar e guardar no lugar. Um tapete fofinho para todos sentarem juntos e brincar, com almofadões para os adultos conseguirem ficar confortáveis.

Em um canto da sala, manter uma cabaninha montada estimula a criança a brincar naquele ambiente onde estão os adultos. Hoje existem cabaninhas lindas prontas para comprar. Assim, quando os pais estão assistindo TV, eles podem ficar brincando na cabaninha. Você pode decorá-la com luzinhas e ligar no momento do uso, isso estimula ainda mais.

A cabaninha também pode ser montada no quarto e ter funções diferentes. Nesse caso, é interessante colocar almofadas dentro e manter como um espaço de leitura, onde os pais também possam participar.

Em algum ambiente da casa, é muito importante ter uma mesa e uma cadeira infantil. As crianças precisam explorar a criatividade. Não precisa ser uma mesa toda colorida, ela pode sim fazer parte da mobília da casa, mas tem que ser confortável para a criança se sentir bem ao utilizar esse móvel. Ah e não esqueça de ter um espaço em alguma parede da casa, para expor esses desenhos. Isso incentiva muito as crianças.

A hora do ensino, também é fundamental que seja em um lugar onde a criança se sinta confortável. Com as aulas virtuais, a maioria das pessoas está usando a mesa de jantar para esse momento. Porém o local é confortável para um adulto e não para a criança, o que pode desestimula-la. O ideal é que desde pequenas, as crianças tenham um espaço destinado aos estudos, que seja confortável para utilização. Os pais são fundamentais para esse momento do estudo, mas é mais interessante que o adulto pegue uma cadeira e se aproxima do espaço de estudos da criança ou uma almofada para se sentar ao lado da mesinha de atividades, do que a criança ficar em um espaço improvisado.

Uma atividade que as crianças amam fazer juntos com os pais, é cozinhar. É essa a hora da bagunça que elas amam (os pais nem tanto hahaha). Deixar a criança com altura ideal para mexer na bancada é o primeiro passo. Algum banco alto com proteção, pode ser criado para esse uso. E esse móvel ainda pode ser usado para a criança usar na pia da cozinha e se sentir inserido nas atividades de casa. Lembre-se de utilizar sempre utensílios próprios para crianças, para evitar qualquer acidente.

Nossa dica final é que para quem está projetando ou reformando a casa, é muito importante pensar nas crianças e destinar um quarto de brincar. Nesse quarto existirão infinitas possibilidades de brincadeiras e podem ser colocados muitos itens para o incentivo a atividades artísticas. Muita gente deixa de destinar uma parte da casa para isso, por ser uma fase transitória, entretanto, não podemos esquecer que essa é a principal fase de desenvolvimento da pessoa e, por isso, é importantíssimo que seja tudo feito da melhor forma possível. Depois, quando não houver mais crianças na casa, com certeza será possível dar outras utilizações a esse ambiente.

Compartilhe em suas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on linkedin