MANUTENÇÃO HIDRÁULICA RESIDENCIAL

As instalações hidráulicas de uma residência devem ser muito bem feitas, por serem responsáveis pelo abastecimento de água. As caixas d`água, tubulações, torneiras e chuveiros devem estar sempre com a manutenção em dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A manutenção corretiva, que é aquela que acontece quando alguma coisa já está com problemas, é a mais comum. Porém, muitas vezes, é possível identificar e/ou evitar problemas antes deles aparecerem e, em alguns casos, evitar o problema ou ao menos reduzir o custo do conserto. Nossas dicas são:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔️Pequenos vazamentos podem ser facilmente identificados com uma simples verificação no contador da água. Para fazer isso, basta fechar todas as torneiras do imóvel (não feche os registros gerais ou parciais, pois os vazamentos podem ocorrer depois do registro também) e ir até o contador. Olhe com atenção para ver se, mesmo com todas torneiras fechadas ainda está passando água pelo contador.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔️Se você fez a verificação acima e o contador não identificou fluxo de água, provavelmente não existe nenhum vazamento. Entretanto, se você identificou o fluxo, aí será necessário realizar alguns testes para identificar a origem do problema.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔️Um dos vazamentos mais comuns é na caixa sanitária. Abra a caixa acoplada e identifique se existe algum ruído contínuo. Isso indica que há vazamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔️Verifique se há marcas de água próximas aos aparelhos domésticos, esse pode ser um indício de vazamento;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔️Verifique as paredes, pisos e tetos por onde passam os encanamentos. Para saber o caminho dos canos da sua casa, você precisa do Projeto Hidráulico (ou Hidrossanitário), que é encontrado junto ao projeto aprovativo da residência. Procure por marcas d’agua ou umidades, isso pode ser um indicativo de vazamento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sempre escolha boas torneiras para os banheiros, cozinha e lavanderia. Uma boa torneira deve fechar com facilidade, ser resistente à pressão e ter o fluxo de água adequado para cada função.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pequenos reparos podem ser resolvidos pelo próprio proprietário, mas sempre indicamos o auxílio de um profissional para evitar maiores dores de cabeça.

Compartilhe em suas redes:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on google
Share on linkedin